domingo, 4 de maio de 2014

Shiatsu: Equilíbrio físico e mental

Para quem nunca ouviu falar, Shiatsu é uma massagem terapêutica oriental, que tem como objetivo tratar diversas doenças, dentre elas a mais comum são as dores musculares.

"Shi" significa pressão e "atsu" dedos, ou seja, pressão com os dedos, essa pressão é realizada para desbloquear pontos de energia. Locais bloqueados? Pontos de energia? O que essa doida está dizendo? haha


Vou explicar melhor. O Shiatsu é de origem chinesa, na medicina chinesa acredita-se que as doenças são  causadas quando há um desequilíbrio nos canais de energia da pessoa, que pode ser provocado por má alimentação, sedentarismo, estresse, entre outros. Sendo assim, se algo em nosso organismo não funciona corretamente, esses pontos ficam bloqueados impedindo que a energia circule por todo o nosso corpo.

O Shiatu age desbloqueando esses pontos congestionados, isso acontece, pois estes pontos possuem ligação com os órgãos  do nosso corpo. Ele também ajuda a dissolver nódulos de tensão provocando um alívio imediato.





O que ele trata?
- Problema nos rins
- Dores de cabeça
- TPM
- Estresse e tensões
- Melhora a circulação sanguínea
- Previne doenças

Quais as contraindicações?
- Câncer
- Gestantes até o 3º mês de gestação
- Pressão alta
- Sobre fraturas e varizes
- Pessoas com processos inflamatórios agudos

Como é feito?
Primeiro o profissional conversa com o paciente para entender suas necessidades e também para colher informações importantes, como, problemas de saúde ou cirurgias recentes. Caso o paciente não tenha nenhuma contraindicação é iniciada a massagem. Geralmente começa pelas costas, pescoço, segue até o meridiano da bexiga, lombar e nervo ciático. Ela pode ser realizada na maca, no chão ou na cadeira. Além dos dedos o terapeuta também utiliza os cotovelos, joelhos e as mãos para realizar a técnica.


Qual a sensação?
Para quem não está acostumado, a massagem pode provocar um certo desconforto, se você for uma pessoa muito sensível, sugiro que peça para o profissional colocar menos pressão ou talvez seja melhor nem fazer essa técnica, pois você não vai conseguir relaxar.

Preço: Em média uma sessão de 1 hora custa R$ 150,00.

Segundo a Massoterapeuta Márcia Eliana, as pessoas buscam no Shiatsu  tratar problemas mais simples como por exemplo, dores de cabeça e musculares até por desconhecer os diversos benefícios que ele promove.

Eu amo receber Shiatsu, fica ainda melhor se misturar as técnicas, como Shiatsu, Ayurvédica e Relaxante. Combinação perfeita!. Até me deu vontade de receber uma massagem acho injusto a Márcia não ser minha vizinha. :(.

E vocês já fizeram Shiatsu? O que acharam?