Fazer uma tatuagem é desejo de muitas pessoas, algumas pensam incansavelmente antes de fazer, outras fazem no impulso, mas a probabilidade de mudar de opinião é muito grande, pois o resultado pode não ser o esperado, a tatuagem que antes veio para marcar um momento especial deixa de fazer sentido e aí vem a dúvida. O que fazer?
Para resolver essa questão já existem alguns métodos, como por exemplo a retirada da tatuagem cirurgicamente, no qual gera uma cicatriz no local, por meio da dermoabrasão, onde é feito raspagem até a retirada total do pigmento, porém esta técnica também gera cicatriz já que a pele não consegue se regenerar, e por fim o tratamento a laser, dentre os três o mais eficaz já que oferece um risco menor de promover cicatriz. Vejamos um pouco mais sobre essa técnica.
Como é feita a remoção: Primeiro o profissional protege os olhos dele e do paciente com um óculos específico, em seguida dispara o laser contornando todo o desenho, começando pelas cores mais escuras, posteriormente nas mais claras. Finaliza aplicando uma pomada anti-inflamatória e envolve o local com plástico filme.
Como age: O laser
ativa o sistema imunológico provocando um processo inflamatório, em seguida provoca
uma micro fragmentação, ou seja, quebra esse pigmento em partículas minúsculas,
joga na corrente sanguínea ou nos vasos linfáticos e o organismo se encarrega de eliminar.
Cuidados: Não pode
se expor ao sol durante o tratamento, deve-se utilizar pomada anti-inflamatória
para auxiliar na cicatrização durante uma semana e não pode cutucar nem remover a casquinhas. Pode ser que surja bolhas que também não devem ser estouradas.
Contraindicações: A
técnica é contra indicada em peles
negras e asiáticos devido a maior incidência de queloides ou cicatrizes, em
pacientes recém-operados devido à baixa imunidade, em casos de gravidez ou
alergia ao pigmento da tatuagem, pois o laser pode potencializar essa alergia.
Duração do
tratamento: O número de sessões varia muito. Em média são indicadas 10
sessões ou mais, com intervalos de no mínimo um mês entre uma sessão e outra e nem sempre os resultados são satisfatórios. O tempo de procedimento varia de acordo com o tamanho da tatuagem.
As tatuagens antigas tendem a sair com mais facilidade principalmente se estiverem desbotadas,
se não houver sobreposição de imagens ou em relevo, a quantidade e qualidade da tinta
utilizada pelo tatuador também interfere no resultado, ou seja, quanto mais tinha e melhor a qualidade mais difícil de ser removido.
As cores pretas, azuis e marrons são mais fáceis de remover, já as cores verde, amarelo e vermelho são as mais difíceis, pela dificuldade do aparelho em localizá-las.
As cores pretas, azuis e marrons são mais fáceis de remover, já as cores verde, amarelo e vermelho são as mais difíceis, pela dificuldade do aparelho em localizá-las.
Por tanto, na hora de fazer uma tatuagem procure um local
sério, pesquise a qualidade do trabalho do profissional e dê preferência a
tatuagens pretas, por serem mais fáceis de serem removida, e claro, reflita se realmente o desenho que você escolheu é importante para você e se a longo prazo não poderá gerar arrependimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário